Tamarindus
Tamarindus é um género botânico pertencente à família Fabaceae.
O tamarindo (Tamarindus indica L.) é um fruto originário das savanas africanas, embora o cultivo e a exportação sejam explorados principalmente pela Índia. No Brasil, a fruta é bastante consumida no Norte e Nordeste. Tipicamente, fazem-se sucos e sobremesas, que são largamente apreciados pelo seu caráter agridoce, marcadamente ácido.
No sudeste, encontram-se principalmente polpas congeladas de tamarindo, o que também ocorre com outras frutas essencialmente encontradas nas regiões mais quentes do país.
Botânica/Descrição/Composição
O tamarindeiro, também chamado tamarineiro - tem nome científico Tamarindus indica, L., Dicotyledoneae, Leguminosae (Cesalpinioideae).
É árvore frutífera e bastante decorativa; sua altura pode chegar aos 25m. Seu tronco devide-se em numerosos ramos curvados formando copa densa e ornamental; as folhas são compostas e sensitivas (fecham por ação do frio), flores hermafroditas amarelas ou levemente avermelhadas (com estrias rosadas ou roxas) que se reúnem em pequenos cachos axilares. Fruto - tamarindo ou tamarino - é vagem alongada com 5 a 15cm. de comprimento, com casca pardo-escura, lenhosa e quebradiça; as sementes em números de 3 a 8 estão envolvidas por uma polpa parda e ácida contendo açucares (33%), ácido tártarico (11%), ácido acético, ácido cítrico.
Cem gramas de polpa contém 272 calorias, 54mg. cálcio, 108mg. fósforo, 1mg. de ferro, 7ug. Vit. A, 0,44mg. Vit. B e 33mg. Vit. C.
Usos do Tamarindeiro
Fruto: a polpa, com sabor agridoce, é usada no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, sucos concentrados e ainda como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos.
Sementes: ao natural servem de forragem para animais domésticos; processadas são utilizadas como estabilizantes de sucos, de alimentos industrializados e como goma (cola) para tecidos ou papel. O óleo extraído delas é alimentício e de uso industrial.
Folhas: o cerne da madeira é de excelente qualidade e pode ser usado para diversas finalidades; forte, resistente à ação de cupins, presta-se bem para fabricação de móveis, brinquedos, pilões, e preparo de carvão vegetal.
Necessidades da planta: Clima - A planta pode ser cultivada em regiões tropicais úmidas ou áridas; a temperatura média anual deve estar em 25°C, as chuvas anuais entre 600 e 1500mm.; a planta requer boa intensidade de luz e é sensível ao frio.
Solo - Devem ser profundos, bem drenados, pH entre 5,5 e 6,5, de preferencia areno-argilosos. Evitar solos pedregosos e sujeitos a encharcamento.
Nenhum comentário :
Postar um comentário