Mixologia Molecular e o Singapore Slingshot
A Mixologia Molecular está para os barman assim como a gastronomia molecular está para os chefs.
A evolução na mixologia moderna (ciência dos drinks e coquetéis) trouxe diversas técnicas e ideias da gastronomia técnico-emocional (ou molecular) e aplicou nos mais sofisticados bares e restaurantes do mundo.
Mesmo sendo uma ciência a parte, a mixologia basicamente incorporou nas suas receitas as descobertas e as experiências vindas da gastronomia. Utilizando-se de seringas, borrifadores e spectômetros, por exemplo, aliados a ingredientes moleculares, tornou-se possível fazer coquetéis totalmente inusitados e conquistadores, como uma geléia de Negroni, esferas de Mojito, Piña Colada em espumas
Singapore Slingshot
Ingredientes
- 60g de Gin
- 2 pitadas de bitters aromáticos
- 2 pitadas de bitters de laranja
- 6 caviar de cereja
- 6 caviar de Benedictine
-
Caviar de Cereja
- 90g de Cherry Heering
- 30g de suco de limão
- 30ml de água
- 8g de alginato de sódio
- 0,5g de citrato de sódio
Caviar de Benedictine
- 120g de Benedictine
- 30ml de água
- 8g de alginato de sódio
- 0,5g de citrato de sódio
Para o caviar:
As instruções a seguir servem para o caviar de Cereja e o de Benedictine, mas faça cada um separadamente.
Misture todos os ingredientes com um mixer de mão. Deixe descansar por quatro horas, aproximadamente, para tirar todas as bolhas da mistura. Coloque o líquido em uma seringa grande (40ml) e pingue em pequenas gotas, uma por uma, a mistura em um banho de 500 ml de água com 7g de cloreto de cálcio. Depois de um minuto, retire as esferas com uma escumadeira e deixe-as reservadas em um banho de água pura e gelada.
Para servir:
Coloque os caviar num copo de dose. Carbonate o gin com os bitters em uma garrafa ISI com CO2. Coe o líquido já gaseificado para o copo com os caviar. Enfeite com fatias de limão cristalizadas.
Esta receita ainda não foi testada pelo Gastronomy Lab, apenas traduzimos e confiamos na competência do Barman Molecular Jamie Boudreau, mas testaremos em breve.
Receita e foto: Jamie Boudreau
Nenhum comentário :
Postar um comentário