Votação

Boa tarde pessoal,

Está rolando uma votação no blog com sorteio. Para participar é necessário responder a enquete: Qual o tipo de culinária que você tem interesse em ler no blog?

Respostas: Cozinha Italiana, Cozinha Francesa, Cozinha Mediterrânea, Cozinha Asiática.

Depois, seguir o blog por email na aba Follow By Email e preencher o Formulário de Contato com seu Nome, Email e telefone no campo Mensagem.

Essas abas e votação encontram-se na lateral da página do blog.

Serão sorteadas 5 pessoas e a votação vai até o dia 19/05/2017.

A divulgação dos sorteados será no dia 20/05/2017.


Prêmio: 01 kit 4 em 1 da marca Keita, contendo:


  • Cortador de Legumes,
  • Boleador,
  • Fatiador,
  • Protetor para as mãos.


segunda-feira, 13 de março de 2017

Reflexão - A comida

Hoje com tantas possibilidades de matérias-primas, ferramentas, panelas, acessórios, temperos, penso: O que mais falta para expandirmos? - Esse ano mal começou e já existem prognósticos de batermos todos os recordes de colheita de grãos por exemplo (arroz, milho e soja) de todos os tempos.

E mesmo otimizando e maximizando a produção, a quantidade de nossa matéria-prima consumida ainda está bem abaixo do que é exportada; caso da soja - que tem quase 70% da sua produção destinada aos mercados externos. Basta ver as feiras livres e o CEAGESP para comprovar o que estou falando. Peixes de criadouro, carnes de criadouro, e os frangos - nem se fala! Somos o segundo produtor mundial e quarto consumidor mundial de proteínas. Cada vez mais a Engenharia de Alimentos e Engenharia Genética entram em ação nesse meio e não nos damos conta.

Chego a pensar que logo chegaremos às pílulas de alimentação que outrora víamos nos filmes de ficção científica; com sabores diversos para saciar os mais exigentes paladares e inspiradas na gastronomia molecular, trazendo temperos e nutrientes condensados. Polêmicas à parte, a tarefa do cozinheiro é saber trabalhar respeitando o alimento; utilizando-o das mais variadas formas e ao máximo, tentando evitar o desperdício. Ter cuidado ao manusear o alimento, desde o mise en place. Utilizar formas de cocção que maximizem os nutrientes. O importante é ter a consciência de que fizemos nossa parte para preservar o meio-ambiente, utilizamos produtos sazonais, variando nosso cardápio e conhecendo novas verduras, frutas e legumes da estação.
A harmonização dos sabores cria a sinergia alimentar e forma nossos hábitos de alimentação. Essa prática sempre foi utilizada e cultuada na dieta do Mediterrâneo, utilizando ingredientes locais e a gordura boa do azeite para criar combinações poderosas de alimentos que atuam positivamente no combate às doenças. E como somos grandes na agricultura, podemos tirar proveito dessa abundância de alimentos para criar uma nova rotina e uma nova relação com a comida.

Nossa missão como chefes de cozinha não se resume somente a cozinhar e sim, potencializar os ingredientes. Satisfazer às expectativas das pessoas e saciar nosso ego com o senso de dever cumprido. Criar incansavelmente novas combinações, com qualidade, de forma sustentável e a um preço justo. Precisamos levar conhecimento às pessoas, mostrando que comer bem não é necessariamente caro e provar através da educação nutricional que não precisamos seguir as dietas da moda para levar uma vida saudável. E que é possível satisfazer o nosso paladar com equilíbrio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário